Atenção..

Prezado visitante.

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas; gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc,) são afastados de seu contexto de origem, criando assim, graves perigos para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis pelos males causados.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os 10 pontos da Energia Cabalística Atual

As 10 Sefirot (Emanações) da Cabaláh no Mundo Atual

 עשרת (10) הספירות (האצלות) של הקבלה העולמי הנוכחי

infinity

1ª Parte – חלק ראשון

1. Sefiráh – Emanação

Boré Olam – Criador do Mundo. - בורא עולם

A Cabaláh é, em essência, um sistema que permite ao ser humano, encontrar seu lugar no Universo e sua relação com o bem absoluto, ou seja o Ein Sof (sem limites – o Infinito), o Criador do Mundo. O objetivo maior de quem se dedica a estudar os ensinamentos da mística, da Cabaláh é poder contatar-se com o Divino, que é o infinito, incorporando o conceito de Ehieh Asher Ehieh (Exodo – Shemot 3:14), Sou, Fui e Serei, em palavras da concepção atual, Existe, Existiu e Existirá. O Criador deve ser compreendido, como uma energia infinita. A duvida que surge, quando lemos, no livro Geneses – Bereshit, primeiro livro do Pentateuco e por tanto da Biblia, a respeito de que o homem foi criado a imagem e semelhança do Criador (D’us), isto significa que toda nossa essência espiritual, nossa fonte interna, é ENERGIA, essa ENERGIA que contem uma centelha Divina.

2. Sefiráh – Emanação

Espiritualidade - רוחניות

sonhos

É a partir do sincero exercício da espiritualidade, chamada de cavanáh (intenção), é que podemos obter as forças suficientes para alcançar o patamar mais alto, o grau da escada, em hebracio Sulam, de nosso desenvolvimento espiritual, e poder verdadeiramente ingressar no mundo do pomar imaterial, e permitir-nos entrar em contato com a Divina Providencia (Hahashgacháh Haelionáh). Segundo o Zohar (Esplendor – Livro Principal da Cabaláh, cujo autor foi Ribi Shimon Bar Iochai, há dois mil anos), o universo esta regido de leis físico espirituais, ação e reação, causa e efeito, leis precisas e concretas. Um dos comentários do Livro Zohar, chamado de Sulam de autoria do Rav. Yehuda Ashlag ZT”L, é feita uma descrição, ponto por ponto, para entender esse sistema físico espiritual, suas leis, sua dinâmica, a compreender e introspectar-las , vamos em procura de alcançar o principal objetivo de todas as neshamot (almas): Atingir um grau de espiritualização, conhecido como ruchaniot, em onde não existam obstáculos entre o mundo do material e o mundo do espiritual. Desta forma o ser criado pode ligar-se ao Criador, e por tanto conseguir realizar a takanáh, a correção do desviado, é a verdadeira natureza do conceito de Teshuváh (arrependimento, retorno).

Um comentário:

  1. Muito bom este artigo.

    Ouvi falar que o curso de vocês é muito bom e concorrido.

    Parabéns também pelo blog.

    ResponderExcluir