Atenção..

Prezado visitante.

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas; gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc,) são afastados de seu contexto de origem, criando assim, graves perigos para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis pelos males causados.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Cabaláh tem um alfabeto!

O ABC DA CABALÁH

ABC

Todo sistema está construído sobre princípios fundamentais.

Por exemplo, as bases da línguas latinas como a espanhola ou portuguesa são o ABC.

Se tu queres ler e escrever tens primeiro que aprender o alfabeto.

A Cabaláh também tem seu ABC sobre o qual está baseado.

É a primeira idéia da concepção filosófica Cabalistica, que planteia a necessidade de realizar o exercício de incorporar-la a nossas vidas. Se desejarmos que esta ferramenta Divina, ajude-nos, a concretizar os verdadeiros sonhos de um ser humano.

A, B, C... na Cabaláh também existem a D e o E.

 

O “A” DA CABALÁH

Esta é uma primazia na qual todos estamos de acordo: Os seres humanos são criaturas da sociedade.

Se tivéssemos nascido na China, provavelmente estaríamos agitando pequenas bandeiras vermelhas ou um livro de dizeres de mão. Se tivéssemos nascido em uma boa família católica da Sicília, provavelmente estaríamos mostrando nosso rosário.

A primeira pergunta que devemos fazer-nos é: da onde provém minha “filosofia de vida”? É essencial uma visão grega da vida, ou Romana, ou Oriental, ou Mística? Tenta perguntar-te o seguinte: “Se eu tivesse nascido em uma família de não crentes, o que estaria fazendo da minha vida hoje em dia?”

Porque se não te fazes estas perguntas, há bastante possibilidades de que hoje em dia sejas uma pessoa que deixe de lado valores espirituais, importantes para teu crescimento, tua formação psico espiritual!

Na maioria das vezes, a forma de haver sido educados determina quais serão nossos valores e crenças. A menos que tenhamos feito nossas próprias investigações, a sociedade é (muito provável) nossa “opção filosófica” - jogando um rol importante na formação de nossas idéias.

Então, como podemos objetivamente, determinar a realidade? Como é possível para um indivíduo discernir quem realmente ele é e em quem deveria acreditar – se está tão profundamente influenciado pelo que acredita sua sociedade? Por que teria que ser uma pessoa envolvida na mistica? Ou como sabes a diferença entre o correto e o errado?

Isto é o “A” da Cabaláh. Como uma pessoa chega a uma conclusão independente sobre a realidade? Como podemos evitar ser o mero produto de nossa sociedade?

O poder de uma história de crianças.

Cada sociedade tem sua própria cultura, sua própria maneira de olhar a vida.

Estas idéias chegam a consciência pública por muitos caminhos: através da leitura, da escola, da religião, etc. Um dos caminhos mais poderosos mediante qual as idéias se fazem parte da nossa consciência, é através da história que nos contam quando crianças. Estas histórias deixam uma impressão na mente da criança e leva consigo muitas mensagens subliminares.

Por exemplo, é quase impossível imaginar encontrar-se com alguém que nasceu na América que não tenha escutado a história do Chapeuzinho Vermelho. Tu deves ter escutado, teus pais devem ter escutado e teus filhos e netos a escutarão também.

Que mensagem tu pensas que a criança adquire da história do chapeuzinho vermelho?

Imagina se sua avó vem visitá-lo imediatamente depois que ele terminou de ouvir a história? O que ele faria? Se realmente prestou atenção a história, correria e se esconderia atrás da saia da mãe e lhe pediria que olhasse seus dentes. Ele teria certeza de que ela é realmente a sua avó!

O que lhe estamos ensinando? Procura ao lobo! Realmente, nunca podes confiar que a tua avó é o que tu acreditas que é. Não é isso o que se está programando? Porque se perdemos a essência da verdadeira razão pela qual procuramos aprofundar-nos na Cabaláh, que é descobrir a fonte que ainda mantém essa centelha Divina, então dentro de nós começa a crescer um Golem[1], um lobo, que a primeira oportunidade devorara a nossa inocente ovelha.

Prestemos atenção à maça do mundo, tenhamos cuidado de não enganar-nos com o externo, porque no “coração” dela pode haver uma pequena minhoca, que fará seu trabalho, e às vezes é tarde, quando fazemos a ultima mordida.

Sementes, razões, perguntas, iras, descobertas, entender e compreender essas são parte de nossos desafios para poder chegar a conclusões da importância de ter uma vida mística, que nos convida a ascender à escada do crescimento e a partir daí, nosso êxito, no interno como no externo. Falta B,C, D e E, da Cabaláh, só que agora depende de você.


[1] Golem - é um ser artificial mítico, associado à tradição mística do judaísmo, particularmente à Cabaláh, que pode ser trazido à vida através de um processo de combinações cabalisticas. A palavra golem (גולם), é uma derivação da palavra gelem (גלם), que significa “materia-prima”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário