Atenção..

Prezado visitante.

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas; gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc,) são afastados de seu contexto de origem, criando assim, graves perigos para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis pelos males causados.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Cabaláh de Escutar

Escutar – Compreender

J0182689

Escutar os sons com atenção concentrada lhe permite ao praticante ouvir a Voz do Senhor, a Voz do Senhor em todo. O mestre da Cabaláh, Rabi Chaim Vital, exigia de seus discípulos que prestassem idêntica atenção para oração, como ao canto dos pássaros, a chuva ou a um grito na rua. Expresso e ensino que a melhor forma de praticar o arte da Cabaláh de Escutar, é esquecer-se inteiramente de um mesmo, sair do eu, é dizer do ego, e como resultado perceber o Divino e alcançar-la por meio de uma Devekut[1]. Isto mostra o aspecto feminino da Sefiráh Malchut (Reinado), que é o décimo atributo, e comparada à lua, que não tem luz própria, e se reflete, por tanto a Sefiráh Malchut tem a característica de receptora.

Quando estamos praticando o arte da Cabaláh de Escutar, não tem que ser outra coisa que um ouvido que escute, o que o universo da Palavra esta dizendo constantemente dentro de ti. No instante, no momento mesmo, que comeces a escutar o que te estas dizendo a ti mesmo, deves deter-te. E ai começa a reinar o dom de escutar a teu ao redor. A ser receptor das Palavras, dos Gestos, dos Sentimentos. Devem ser fieis a esta pratica de escutar como forma predileta de meditação, pois que pode praticar-se em todo lugar e em todo o tempo, a todo instante.

Esta arte da Cabaláh de Escutar, permitira que possamos relacionar-nos com o mundo que nos rodeia evitar os conflitos, e encontrar o Divino, a cada instante, ser receptor e poder refletir nossas idéias, nossos ensinos, nossa sabedoria. E encurtar as diferenças, os conflitos, e aproximar-nos do próximo e de nos mesmos.


[1] É uma concentração profunda, uma comunhão com D’us. Que separa a pessoa da consciência física. A palavra hebraica para colagem é דבק devek que é a raiz de devekut, "Dvekut" . O conceito de Devekut é importante na cultura do pensamento judaico, misticismo (Cabaláh) e ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário