Atenção..

Prezado visitante.

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas; gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc,) são afastados de seu contexto de origem, criando assim, graves perigos para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis pelos males causados.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A Cabaláh da Verdade

Emet – Verdade

clip_image002

Os discípulos de um rabino, famoso por sua erudição e finura, perguntaram a causa pela qual acostumava esclarecer a verdade, contando uma história.

Ele respondeu:

- Isso eu posso explicar contando uma parábola sobre a própria parábola.

“Um dia, a Verdade andava visitando os homens, sem roupa e sem adornos, tão nua como o seu nome. E todo mundo que a via dava-lhe as costas, de medo ou vergonha, e ninguém a cumprimentava. Assim, a Verdade percorria aos confins da Terra, rejeitada e desprezada.

Uma tarde, muito abalada e triste, a verdade encontrou a parábola, que estava andando feliz com um vestido muito bonito e colorido.

- Verdade... Por que estás tão abatida? - Perguntou a Parábola.

- Porque eu sou tão velha e feia que os homens me evitam - disse a verdade.

- Que disparate - riu a Parábola.

- Não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste uma das minhas roupas e veras o que acontece.

Então, a Verdade colocou-se um dos lindos vestidos da Parábola e, de repente, onde quer que fosse, era bem-vinda.”

O rabino sorriu e concluiu:

- Bem, a verdade é que os homens não gostam de encarar a verdade nua... Eles a preferem disfarçada.

A palavra em hebraico para verdade é EMET (EMT = אמת), conformada por três letras: Álef (א) a primeira letra do alfabeto hebraico, o principio do inicio, o que representa em sua forma o ser humano com seus dois braços, um esticado para cima e outro esticado para baixo, é conexão dos mundos o superior com o inferior, e a procura do encontro, do equilíbrio entre o mundo espiritual e material.

A segunda letra, Mem (ם-מ), esta letra tem duas formas: uma conhecida como Mem aberta, é utilizada no início e meio da palavra e outra fechada, que só é usado no final das mesmas. A Mem aberta indica que existem pontos referentes ao acionar do Criador, que estão ao alcance de nossa compreensão, e a Mem fechada indica o oculto e incompreensível. Nomeia-se a D’us em muitos partes com o nome de Makom (lugar), que começa com a letra Mem aberta (מ), a possibilidade de conhecer-nos através de D’us, e finaliza a palavra Makom, com letra Mem fechada (ם), já que apesar de todo sua essência, esta fechada para nós. Seu valor é 40, o número que entre outras coisas representa 40 días para formar-se o feto humano com forma completa. 40 anos é o tempo em que a pessoa chega à sabedoria.

Taf (ת), a letra Taf representa e simboliza a "verdade". Ao principio não chama atenção, porem é interessante no final. Taf: Ao contrário da análise e simbologia que representam cada letra, com a primeira letra da palavra, como por exemplo, a letra Shin(ש), e inicio da palavra sheker (mentira), shalom (harmonia). Porem o símbolo da letra Taf é dada pela última letra da palavra "Emet", a verdade. Precisamente esta é a característica geral da verdade, à primeira vista parece à mentira mais interessante. A verdade é valorizada no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário