As 10 Sefirot (Emanações) da Cabaláh no Mundo Atual
עשרת (10) הספירות (האצלות) של הקבלה העולמי הנוכחי
1ª Parte – חלק ראשון
1. Sefiráh – Emanação
Boré Olam – Criador do Mundo. - בורא עולם
A Cabaláh é, em essência, um sistema que permite ao ser humano, encontrar seu lugar no Universo e sua relação com o bem absoluto, ou seja o Ein Sof (sem limites – o Infinito), o Criador do Mundo. O objetivo maior de quem se dedica a estudar os ensinamentos da mística, da Cabaláh é poder contatar-se com o Divino, que é o infinito, incorporando o conceito de Ehieh Asher Ehieh (Exodo – Shemot 3:14), Sou, Fui e Serei, em palavras da concepção atual, Existe, Existiu e Existirá. O Criador deve ser compreendido, como uma energia infinita. A duvida que surge, quando lemos, no livro Geneses – Bereshit, primeiro livro do Pentateuco e por tanto da Biblia, a respeito de que o homem foi criado a imagem e semelhança do Criador (D’us), isto significa que toda nossa essência espiritual, nossa fonte interna, é ENERGIA, essa ENERGIA que contem uma centelha Divina.
2. Sefiráh – Emanação
Espiritualidade - רוחניות
É a partir do sincero exercício da espiritualidade, chamada de cavanáh (intenção), é que podemos obter as forças suficientes para alcançar o patamar mais alto, o grau da escada, em hebracio Sulam, de nosso desenvolvimento espiritual, e poder verdadeiramente ingressar no mundo do pomar imaterial, e permitir-nos entrar em contato com a Divina Providencia (Hahashgacháh Haelionáh). Segundo o Zohar (Esplendor – Livro Principal da Cabaláh, cujo autor foi Ribi Shimon Bar Iochai, há dois mil anos), o universo esta regido de leis físico espirituais, ação e reação, causa e efeito, leis precisas e concretas. Um dos comentários do Livro Zohar, chamado de Sulam de autoria do Rav. Yehuda Ashlag ZT”L, é feita uma descrição, ponto por ponto, para entender esse sistema físico espiritual, suas leis, sua dinâmica, a compreender e introspectar-las , vamos em procura de alcançar o principal objetivo de todas as neshamot (almas): Atingir um grau de espiritualização, conhecido como ruchaniot, em onde não existam obstáculos entre o mundo do material e o mundo do espiritual. Desta forma o ser criado pode ligar-se ao Criador, e por tanto conseguir realizar a takanáh, a correção do desviado, é a verdadeira natureza do conceito de Teshuváh (arrependimento, retorno).
Muito bom este artigo.
ResponderExcluirOuvi falar que o curso de vocês é muito bom e concorrido.
Parabéns também pelo blog.