Atenção..

Prezado visitante.

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas; gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc,) são afastados de seu contexto de origem, criando assim, graves perigos para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis pelos males causados.

domingo, 10 de junho de 2012

Miscelâneas da Cabaláh

A Cabaláh da reflexão

chess_sabio

Cada ação tem um efeito permanente. Deixa uma pegada indelével. No caso de uma mitzváh (preceito), uma boa ação, esta servirá para demonstrar a qualidade moral da pessoa. A Cabaláh nos ensina que cada ação cria um mensageiro em um mundo de outra dimensão. Embora o tempo apagasse muitas pegadas, a boa ação ou as boas ações deixam uma marca no registro celestial. Isto permite que possa interceder, nas Esferas Celestiais, para apagar decretos negativos, ou remover as kelipot, as cascas que interferem na energia que proveem do Criador.

A punição por não haver feito algo positivo pelo próximo, é ter que viver com a consciência pesada de haver transgredido, e esta consciência muitas vezes não deixam desfrutar das verdadeiras alegrias. Porem a Fe inquebrantável na Justiça Divina faz que de um momento a outro se observe a punição para aquele que escolheu a indiferença, a falta de ação e o pagamento por aquele que não ficou passivo. Dizia Rabi Shimon Bar Iochai, em sua obra o Zohar se tu és um homem que procuras que seja justa e equilibrada as realizações, observa dentro de ti e imagina-te no lugar daquele que sofre, e ai por um instante a ti te veras.

A Cabaláh diz no Sefer Bahir, que o crescimento e desenvolvimento da pessoa deve ser o resultado do trabalho e o mérito. Surgir, devido à desgraça e a o fracasso alheio, não produz progresso na pessoa. Alem, o êxito do presente pode converter-se em um retrocesso em um futuro.

Ao tomar consciência de isto, a alma do ser humano procura sua fonte primaria, é dizer o Criador, porque necessita do ingrediente espiritual para poder refletir no exterior, já que a pessoa tem um origem Divino, e seu encontro com o Criador promove seu encontro.

O lado espiritual do homem ânsia por descobrir a “essência” da Divindade, ainda conscientemente, que é uma empresa dificultosa e que se não é conduzida com conteúdo e valores a mesma, pode fracassar, porque a compreensão da natureza do Criador, esta fora do alcance intelectual do ser humano. Porem esse impossível empenho, se permitira que o homem se aproximasse cada, mas a sua Fonte Original, que é o Criador.

Lembremos cada ação, cada atitude positiva a outro, para outro, em definitiva também é para nós, e a pesar que o Criador não possa ser percebido com a vista, porem, Sua Presencia, por meio de nossas ações, positivas ou negativas, é advertida a cada instante, a cada momento. E isto permitira que nosso interior pudesse crescer ou descer, de acordo a quantidade de energia que adquirimos diretamente proporcional a nosso acionar.

Hareni na et Kevodecháh, por favor, mostra-me Tua Gloria, para encaminhar-me em pós da sabedoria, das boas ações e do crescimento pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário