Atenção..

Prezado visitante.

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas; gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc,) são afastados de seu contexto de origem, criando assim, graves perigos para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis pelos males causados.

domingo, 17 de junho de 2012

A Cabaláh do Ego, do “Eu”

 

ego

Esta escrito no livro de Isaias (Yeshaiahu 55:7): “Que o malvado abandone seu caminho; [Ish Áven: o homem de Áven (transgressões)], e seus pensamentos o iníquo”. Ish Áven – o Homem de Áven, que quer dizer: Um homem iníquo, ou transgressor.

Áven (iniquidade) , em hebraico, é o mesmo que on (tem as mesmas consoantes, com outra vogal), que significa força e poder. Assim como é necessário “que o iníquo abandone seu caminho”, pois sem teshuváh (arrependimento) é impossível aproximar-se do que é sagrado, da mesma forma o “homem de poder”, ou seja, o homem que confia de forma inabalável em seu próprio raciocínio, precisa “abandonar seus pensamentos”. Ele não deve insistir: “Eu digo assim”, “Eu penso assim”, pois todo “Eu” (ego) é a fonte do mal que causa a discórdia entre os corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário