Atenção..

Prezado visitante.

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas; gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc,) são afastados de seu contexto de origem, criando assim, graves perigos para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis pelos males causados.

domingo, 10 de abril de 2011

A Cabaláh para os conflitos

Qual dos dois cachorros vencerão?

El alma y sus conflictos

“Sólo te ama aquel que ama tu alma”

Um homem sábio descreveu certa vez em seus conflitos internos:

Dentro de mim existem dois cachorros, um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil.

“Os dois estão sempre brigando..."

Quando então lhe perguntaram:

Qual dos cachorros ganharia a briga?

O sábio homem parou,

refletiu

e respondeu:

"Aquele que eu alimentar".

“Nem só de pão viverá o homem, mas por tudo que procede da boca de D’us.”(Deuteronomio capitulo 8, versículo 3). Amén !!!

Esses cachorros são o instinto bom e o instinto ruim que existe em cada ser humano. O instinto bom, chamado de ietser hatov, é que possui a energia, a conexão com a Fonte Primaria, onde se alimenta a Alma. O instinto ruim é o lado escuro que esta em cada ser humano, que pode ser para cada um como “o buraco negro de nosso próprio universo”. Só com muita luz, ele começa a perder sua força destrutiva e ganha potencialidade no crescimento do ser humano.

Os três primeiros níveis da alma, dos cinco, Nefesh (alma do ser vivo), Ruach (alma intermédia), Neshamáh (alma superior), estão em paralelo com três centros de inteligência humana: a barriga (sobrevivência física), o coração (centro emocional), e a cabeça (centro mental). O trabalho de hitbodedut, meditação produto de um auto-isolamento, é um trabalho para poder meditar através do isolamento da mente a estímulos externos, assim como isolamento físico. Desta forma conseguimos que alma do ser humano possa reconectar-se, e aprender a discernir. Realizar este exercício permitira reconhecer “qual é o cachorro que necessita ser educado”, e por tanto alimentar-lo em forma correta.

Elimina a D’us e se haverá feito a noite na alma humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário