Atenção..

Prezado visitante.

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas; gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc,) são afastados de seu contexto de origem, criando assim, graves perigos para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis pelos males causados.

sábado, 16 de julho de 2011

A Cabaláh do Conteúdo

Os Vasos de Porcelana de Cada Um....

Vaso de Porcelana

O Grande Mestre e o Guardião dividiam a administração de um mosteiro zen. Certo dia, o Guardião morreu e foi preciso substituí-lo.

O Grande Mestre reuniu todos os discípulos para escolher quem teria a honra de trabalhar diretamente ao seu lado. - Vou apresentar um problema - disse o Grande mestre - e aquele que resolver primeiro, será o novo Guardião do templo.

Terminado o seu curtíssimo discurso, colocou um banquinho no centro da sala. Em cima estava um vaso de porcelana caríssimo, com uma rosa a enfeitá-lo. - Eis o problema - Disse o Grande Mestre.

Os discípulos contemplavam, perplexos os que viam: os desenhos sofisticadas e raros da porcelana, a frescura e a elegância da flor . O que representava aquilo ? O que fazer ? Qual seria o enigma ? Depois de alguns minutos , um discípulo levantou-se , olhou o mestre e os alunos a sua volta. Depois , caminhou até o vaso, e tirou-o no chão .... Destruindo-o. -Você é o novo Guardião - disse o grande Mestre para o aluno – e explicou : - Eu fui bem claro : Disse que vocês estavam diante de um problema . Não importa quão belo e fascinante seja , um problema tem que ser eliminado.

"Um problema é um problema: pode ser um vaso de porcelana muito raro, um lindo amor que já não faz mais sentido, um caminho que precisa ser abandonado mas que insistimos em percorrê-lo porque nos trás conforto. Só existe uma maneira de lidar com um problema: atacando de frente . Nessas horas, não se pode ter piedade, nem ser tentado pelo lado fascinante que qualquer conflito carrega consigo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário