Atenção..

Prezado visitante.

O mundo contemporâneo assiste a uma explosão de seitas e doutrinas; gurus aparecem por toda parte oferecendo algo novo, que na maioria das vezes não é mais que uma mistura de fragmentos de doutrinas reunidos em visões pessoais, nas quais os aspectos práticos do misticismo (exercícios, meditações etc,) são afastados de seu contexto de origem, criando assim, graves perigos para quem os pratica e dos quais, portanto, esses mesmos gurus não se fazem responsáveis pelos males causados.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Cabaláh da Proteção

O Livro de Raziel

As Segulot

Sefer_raziel_segulot

Raziel é um mensageiro ou um anjo, que revela ao homem segredos celestiais e o conhecimento do futuro, como indica seu nome Raziel, que significa “Segredos de D’us”. Raziel envio um livro de profundo conhecimento e sabedoria mística a Adam e outro a Noé (Noal). Quando quer informar ao homem algum evento futuro ele instrui ao Profeta Elias (Eliahu), que desce à terra para se comunicar com os humanos. Os livros de ensinamentos de Raziel, originalmente gravados em safira, são tidos como de especial santidade; assim, guardá-los em casa protegerá o lar do fogo e de calamidades. Sefer Raziel, o livro dos segredos revelados de Adam, contem indicações de remédios para enfermidades e especulações sobre temas místicos, tais como Shiur Komá. O livro de segredos revelados a Noé (Nôach), o Sefer Há-Razin, contém informação sobre encantamentos e amuletos, como também descrições dos sete céus através dos quais fazem sua ascensão os místicos de Maase Merkavá. Raziel é as vezes identificado com outros mensageiros ou anjos, como Uriel ou Metatrón.

De acordo com os escritos, Raziel é o autor do famoso livro Sefer Raziel HaMalach (livro Arcanjo Raziel) , "todo o conhecimento é registrado celeste e terrestre" e é considerado um livro de fatos. Raziel é dito que ele estava perto do trono de D’us e, portanto, podia ouvir tudo o que estava sendo dito e argumentado. Raziel é dito pode ou pode ser qualquer pessoa que se sente capaz de ter o verdadeiro conhecimento e sabedoria. Apesar de sabermos que ele pode ver a verdade ou qualquer outra coisa olhando para os olhos.

Quando Adam e Eva (Chavá) (os primeiros seres humanos criados por D’us) testaram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e foram expulsos do Jardim do Éden por D’us, Raziel, deliberadamente deu o seu livro para que os dois pudessem encontrar caminho de casa e compreender melhor a D’us. A partir deles que passou a seu filho Enoch, que se tornaria mais tarde o anjo Metatron, quando D’us levá-lo com a idade de 365. Acrescenta textos ao livro original e entregou-o ao mensageiro (anjo) Rafael , que voltou para a Terra,  e deu a Noé (que ele foi instruído a fazer a arca, depois de explicar como fazê-lo por parte de D’us). O livro então com o tempo, chegou as mãos do Rei Salomão, que ganhou seu conhecimento incomum, para ser o homem mais sabio, porem em algum momento se perdeu seu rasto ou seu destino. Desde então, o livro teria desaparecido.

O Zohar (a principal obra da mística judaica) afirma  que no meio do Livro de Raziel  existe uma escrita secreta "explicando as 1.500 chaves (para o mistério do mundo) que não foram revelados até para os anjos". Outros rabinos também dizem que "a cada dia o anjo Raziel, de pé no Monte Horeb, proclama os segredos dos homens, para toda a humanidade e promete manter."

Um comentário:

  1. Ola!
    Conheças os novos livros sobre Judaimo e Mistica.
    Livros dos Rabino Shimshon e Chaim Bisker

    www.judaismoemistica.blogspot.co.il

    Tudo de Bom

    ResponderExcluir