Espirtualidade
Muitas vezes me perguntam quais são os nivesis de espiritualidade, e isto se pode compreender por médio da explicação de quatro conceitos:
1. Tsadik – צדיק (Pessoa Justa)
2. Iashar – ישר (Pessoa Correta)
3. Tamim – תמים (Pessoa Integra)
4. Chassid – חסיד (Pessoa Piedosa)
O Tsadik recebe esta denominação em virtude de cumprir os preceitos positivos, atraindo, assim, revelações inerentes à ordem da Criação (Seder Hahishtalshelut, literalmente “Ordem de Progressão Descendente”).
O Iashar recebe esta denominação em virtude de cumprir os preceitos negativos, com os quais atrai revelações que estão além da ordem da Criação.
O Tamim, também conhecida como um homem sincero, atrai revelações (de um nível de Divindade no qual) o “sabor da arvore e de seu fruto são idênticas”, a comunhão de ambas as formas de influencia Divina, a luz envolvente (Sovev: Uma das expressões da força criativa de D’us, que transcende a ordem criativa) e a luz penetrante (Memalé: Divindade Imanente, que se investe dentro da ordem criativa).
E finalmente, acima de todos esta o Chassid, e nele há três níveis:
a. Os assuntos mundanos não o perturbam nem o distraem. Todos podem e devem alcançar este nível.
b. Todos os seus assuntos “são Divindade”. Se bem que este nível “não esta longe de ti....”, no entanto não é pertinente a todos.
c. O nível descrito no “Tikunê Zohar”: “Quem é Chassid? Aquele que tem uma conduta piedosa com seu Criador” – ou seja, que procura unir o Santo (D’us), Bendito Seja, e Sua Shechina (Presença Divina) junto daqueles que moram nos mundos inferiores – não somente para saciar a sede de sua própria alma, como é explicado no Sêfer Shel Beinonim (Livro dos intermediários uma das partes do Livro Tanya, existe em Português).
Nenhum comentário:
Postar um comentário