Escutar – Compreender
Escutar os sons com atenção concentrada lhe permite ao praticante ouvir a Voz do Senhor, a Voz do Senhor em todo. O mestre da Cabaláh, Rabi Chaim Vital, exigia de seus discípulos que prestassem idêntica atenção para oração, como ao canto dos pássaros, a chuva ou a um grito na rua. Expresso e ensino que a melhor forma de praticar o arte da Cabaláh de Escutar, é esquecer-se inteiramente de um mesmo, sair do eu, é dizer do ego, e como resultado perceber o Divino e alcançar-la por meio de uma Devekut[1]. Isto mostra o aspecto feminino da Sefiráh Malchut (Reinado), que é o décimo atributo, e comparada à lua, que não tem luz própria, e se reflete, por tanto a Sefiráh Malchut tem a característica de receptora.
Quando estamos praticando o arte da Cabaláh de Escutar, não tem que ser outra coisa que um ouvido que escute, o que o universo da Palavra esta dizendo constantemente dentro de ti. No instante, no momento mesmo, que comeces a escutar o que te estas dizendo a ti mesmo, deves deter-te. E ai começa a reinar o dom de escutar a teu ao redor. A ser receptor das Palavras, dos Gestos, dos Sentimentos. Devem ser fieis a esta pratica de escutar como forma predileta de meditação, pois que pode praticar-se em todo lugar e em todo o tempo, a todo instante.
Esta arte da Cabaláh de Escutar, permitira que possamos relacionar-nos com o mundo que nos rodeia evitar os conflitos, e encontrar o Divino, a cada instante, ser receptor e poder refletir nossas idéias, nossos ensinos, nossa sabedoria. E encurtar as diferenças, os conflitos, e aproximar-nos do próximo e de nos mesmos.
[1] É uma concentração profunda, uma comunhão com D’us. Que separa a pessoa da consciência física. A palavra hebraica para colagem é דבק devek que é a raiz de devekut, "Dvekut" . O conceito de Devekut é importante na cultura do pensamento judaico, misticismo (Cabaláh) e ética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário