O Livro de Raziel
As Segulot
Raziel é um mensageiro ou um anjo, que revela ao homem segredos celestiais e o conhecimento do futuro, como indica seu nome Raziel, que significa “Segredos de D’us”. Raziel envio um livro de profundo conhecimento e sabedoria mística a Adam e outro a Noé (Noal). Quando quer informar ao homem algum evento futuro ele instrui ao Profeta Elias (Eliahu), que desce à terra para se comunicar com os humanos. Os livros de ensinamentos de Raziel, originalmente gravados em safira, são tidos como de especial santidade; assim, guardá-los em casa protegerá o lar do fogo e de calamidades. Sefer Raziel, o livro dos segredos revelados de Adam, contem indicações de remédios para enfermidades e especulações sobre temas místicos, tais como Shiur Komá. O livro de segredos revelados a Noé (Nôach), o Sefer Há-Razin, contém informação sobre encantamentos e amuletos, como também descrições dos sete céus através dos quais fazem sua ascensão os místicos de Maase Merkavá. Raziel é as vezes identificado com outros mensageiros ou anjos, como Uriel ou Metatrón.
De acordo com os escritos, Raziel é o autor do famoso livro Sefer Raziel HaMalach (livro Arcanjo Raziel) , "todo o conhecimento é registrado celeste e terrestre" e é considerado um livro de fatos. Raziel é dito que ele estava perto do trono de D’us e, portanto, podia ouvir tudo o que estava sendo dito e argumentado. Raziel é dito pode ou pode ser qualquer pessoa que se sente capaz de ter o verdadeiro conhecimento e sabedoria. Apesar de sabermos que ele pode ver a verdade ou qualquer outra coisa olhando para os olhos.
Quando Adam e Eva (Chavá) (os primeiros seres humanos criados por D’us) testaram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e foram expulsos do Jardim do Éden por D’us, Raziel, deliberadamente deu o seu livro para que os dois pudessem encontrar caminho de casa e compreender melhor a D’us. A partir deles que passou a seu filho Enoch, que se tornaria mais tarde o anjo Metatron, quando D’us levá-lo com a idade de 365. Acrescenta textos ao livro original e entregou-o ao mensageiro (anjo) Rafael , que voltou para a Terra, e deu a Noé (que ele foi instruído a fazer a arca, depois de explicar como fazê-lo por parte de D’us). O livro então com o tempo, chegou as mãos do Rei Salomão, que ganhou seu conhecimento incomum, para ser o homem mais sabio, porem em algum momento se perdeu seu rasto ou seu destino. Desde então, o livro teria desaparecido.
O Zohar (a principal obra da mística judaica) afirma que no meio do Livro de Raziel existe uma escrita secreta "explicando as 1.500 chaves (para o mistério do mundo) que não foram revelados até para os anjos". Outros rabinos também dizem que "a cada dia o anjo Raziel, de pé no Monte Horeb, proclama os segredos dos homens, para toda a humanidade e promete manter."